quinta-feira, 3 de março de 2011

Sociedade industrial e pós-industrial

Antes da instalação da sociedade industrial a vida era voltada para a produção de bens rurais e o poder estava nas mãos dos grandes proprietários de terras. A partir do século XVIII o sistema social se volta para a produção, em grande escala, de bens materiais através da indústria e o poder deslocou-se para as mãos dos proprietários das empresas. O centro do sistema foi ocupado pela produção em grande escala dos bens materiais (geladeiras, tvs, carros, etc.).
Mais ou menos na metade do século XX, depois da II Guerra Mundial, apareceu uma sociedade nova que chamamos de pós-industrial ou de sociedade contemporânea. Esta sociedade é caracterizada pelo fato de sua centralidade não ser mais a produção em grande escala de produtos materiais, mas a produção de informação, serviços, símbolos e estética.
Há alguns anos atrás, as pessoas mais importantes eram donos das empresas mais importantes do mundo, as que produziam bens materiais: Ford, Fiat. Etc.
Neste momento, a pessoa mais importante é a que não produz bens materiais, mas informações: Bill Gates - no Brasil – Família Marinho, Silvio Santos.
Se hoje uma pessoa produz informação ela pode facilmente conquistar a hegemonia de um país.

Texto extraído e adaptado de:
1-A Era Pós-Industrial, a Sociedade do Conhecimento e a Educação para o Pensar - (notas de conferência para alunos e professores de ensino médio em diversos estados do Brasil) - Elian Alabi Lucci - Editora Saraiva
2-A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA - Elizabeth Silveira Schmidt - Professora Adjunto do Depto. de Educação da UEPG.

O que é para você viver na sociedade industrial e pós-industrial?



28 comentários:

  1. Yuri leonardo de lisboa santos10 de março de 2011 às 04:55

    É muito bom,porque não existem mais os bens materiais e sim simbulos e estética e etc.

    ResponderExcluir
  2. caio vinicius rodrigues prata10 de março de 2011 às 04:56

    e muito bom pq nao existe mais bens materias e sim muita etica.

    ResponderExcluir
  3. Para mim viver na sociedade industrial e pós industrial é otimo , porque podemos ter acesso mais com a tecnologia .

    ResponderExcluir
  4. caio vinicius rodrigues prata10 de março de 2011 às 05:01

    antes a vida era voltada para a produção de bens rurais e o poder estava nas mãos dos grandes proprietários de terras.ha e tambem quero morar fora daqui.

    ResponderExcluir
  5. Lucimara Coelho de Sousa10 de março de 2011 às 05:02

    Bom meu nome e Lucimara Coelho de Sousa,tenho 14 anos estudo na EMPEP a 5 anos e sou da sala 9A add ai lucimarcs22@hotmail.com(MSN e ORKUT)

    ResponderExcluir
  6. para mim viver na sociedade industrial e pós-industrial e muito bom pq agente da valor os produtos q agente faz

    ResponderExcluir
  7. diego santana kattah10 de março de 2011 às 05:04

    industrial e pos-industrial,e bom porque nos não precisamos de muitos bens materiais , pq agora temos muita tecnologia .

    ResponderExcluir
  8. Pra mim viver na sociedade industrial é vc ter bens rural e ter o poder que estava nas maos dos grandes propietários de terras.
    Pós-industrial já é uma sociedade de nao ser mais o fato de tudo ser o centro das grandes coisas materiais como as terras.

    ResponderExcluir
  9. É bom , porque tem muito mais coisas tecnologicas como: carros com coisas avançadas ,
    computadores portatil (notebook)
    etc.
    Porque tem muitas novas coisas avançadas e tecnologicas

    ResponderExcluir
  10. A sociedade industrializada e importante porque cada vez mais os mercados vai desenvolvendo e fica com mais tecnologia.

    ResponderExcluir
  11. PARA MIM E MUITO BOM PORQUE A COMUNIDADE TEM MAIS ACESSO A MAIS COISAS COMO A TECNOLOGIA PODE AJUDAR AS PESSOAS MAIS POR EXEMPLO:INTERNET,TELEVISÃO,RADIO,ETC.

    ResponderExcluir
  12. para mim é bom pq assim agente pode conheçer coisas novas tanto na sociedade idustrial quavto na pós-industrial

    ResponderExcluir
  13. Para mim e ótimo,pare para pensar e repare como seria a vida sem a tecnologia?!Sem ela não teríamos a facilidade que temos hoje para nos comunicar então não tenho nada para reclamar.

    ResponderExcluir
  14. por um lado é + ou - pois estou aprendendo , mais o mundo se desenvolveu muito com as novas tecnologias.

    ResponderExcluir
  15. Esta sociedade e caracterizada pelo fato de centralidade nao ser mais a produçao em grande escala de produtos materias , mais a produçao de informaçao , serviso , símbolos e estéticas .
    E bom , por que hoje a tecnologia e mais avanaçada .

    ResponderExcluir
  16. fabricio otoni gomes24 de março de 2011 às 05:47

    é muito bom pq nao existe mais os bens materiais nem terras e sim a tecnologia.

    ResponderExcluir
  17. o importante hoje e que o poder não esta so nao mas mãos de uma pessoa mas sim de varias,e graças as varias industrias temos novos meios de comunicação e de locomoção.tudo isso ajudou tambem com os computadores que nos ajudam a fazer pesquisas,trabalhos e exercício escolares.

    ResponderExcluir
  18. sim pq eu adoro entrar no msn , orkut e blog .E eu acho muito interessante bjs , (AS PRETONAS)

    ResponderExcluir
  19. sim , acho q a turma ia se interesar mais nas aulas , seria bom !!!

    ResponderExcluir
  20. pode ser bom e pode ser ruim ao mesmo tempo,por que algumas pessoas entendem o significado de algumas palavras enquanto outras pessoas não entendem.mas da minha opinião deveria usar somente as pessoas que sabem os significados das palavras abreviadas.

    ResponderExcluir
  21. viver na revolucao industrial e pós-industrial é bem melhor pq tem mais tecnologia e assim fica tdo mais facil.

    ResponderExcluir
  22. pra mim viver numa sociedade industrial e prós industrial é bom, pois podemos acesso com a tecnologia

    ResponderExcluir
  23. com a tecnologia de hoje é mais fácil pra gente viver no mundo da sociedade industrial e pós industrial.

    ResponderExcluir
  24. pra mim viver numa sociedade industrial e prós industrial é bom,pois podemos acesso com a tecnologia

    ResponderExcluir
  25. é muito bom porque hoje em dia existe muita ética, e menos bens materiais.

    ResponderExcluir
  26. EU ACHO Q BEM MELHOR AGENTE VIVER DEPOIS DA REVOLUÇAO POIS TERIAMOS MAIS VARIEDADE DE TECNOLOGIA É BEM MELHOR.

    ResponderExcluir
  27. EU CONCORDO COM A HISABELE EU ACHO QUE SERIA MELHOR DEPOIS DA REVOLUÇAO

    ResponderExcluir
  28. Eu acho muito bom porque temos acesso a tecnologia..

    ResponderExcluir